Philippe Boutaud-Sanz

  • - 19 janeiro, 2017 - Nenhuma categoria

Resumo da experiência
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 2002, e Mestre em Direito Internacional Privado e Direito do Comércio Internacional (D.E.A. de droit international privé et du commerce international), pela Universidade de Paris II Panthéon-Assas, Philippe especializou-se nas áreas de direito societário, notadamente M&A, e contratos comerciais, tanto nacionais como internacionais, além de assuntos envolvendo direito internacional privado e direito empresarial.

Antes de tornar-se sócio do Chenut, atuou durante vários anos em um dos mais tradicionais escritórios de advocacia brasileiros, em São Paulo, bem como na filial parisiense de um renomado escritório de advocacia internacional sediado nos Estados Unidos.

Formação acadêmica
França
2004 – Mestrado em Direito Internacional Privado e Direito do Comércio Internacional (D.E.A. de droit international privé et du commerce international), com menção honrosa e felicitações do júri pela tese acerca da formação dos contratos de franquia comercial franco-brasileiros. Universidade de Paris II Panthéon-Assas.

Brasil
2002 – Bacharelado em Direito. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Destaques
Desde 1999, Philippe tem assessorado reiteradamente empresas multinacionais e nacionais em casos como: (i) implantações de empresas estrangeiras no Brasil, com destaque para empresas dos setores farmacêutico, de cosméticos, agroalimentar, de serviços e consultoria, químico, de autopeças, dentre outros, em projetos das mais variadas naturezas, dentre eles os “brown field” e “green field”; (ii) fusões, aquisições , estruturações e implementações de empresas nacionais e estrangeiras no país.

Publicações
– Co-autor de “Consideraciones generales acerca de las garantías en el derecho brasileño y breve análisis de la ‘Alienação Fiduciária em Garantia’ (Enajenación Fiduciaria en Garantía)”, Editorial Jurídica de Chile, 2009.
– Co-autor da obra “Introdução ao Direito Francês”, Editora Juruá, 2009.
– Co-autor de “Brésil”, Dossier International Editions Francis Lefebvre, 2008.
– Autor de “Brefs conseils pour une implantation au Brésil”, in Cap Brésil nº 1, São Paulo, CCFB, 2008.
– Autor do capítulo sobre Direito Internacional Privado da obra “Introduction au droit brésilien”, Paris, L’Harmattan, 2006.
– Autor de diversos artigos relativos a investimentos no Brasil e Direito brasileiro, francês e internacional.

Membership
Consulado-Geral da França em São Paulo. Advogado-Conselheiro (Avocat-conseil).
CCFB – Câmara de Comércio França-Brasil. Diretor-Tesoureiro, membro do Comitê Executivo Nacional, membro institucional do Conselho de Administração, e Presidente da Comissão Jurídica.
UFE – União dos Franceses no Exterior (Union des Français de l’étranger) – São Paulo. Membro do Conselho (Bureau).
OAB/SP – Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo. Membro da COMEX – Comissão de Comércio Exterior.
Fecomércio – Membro do Conselho Superior de Direito.
FIM – Federação das Indústrias Mecânicas francesa. Correspondente para o Brasil.
Fundação Liceu Pasteur – Conselheiro Vitalício.