Cadastro positivo incentivará a negociação de dívidas

  • - 21 março, 2019 - Novidades

O Senado Federal aprovou na última semana alterações no projeto de Lei (PL 54/2019) que amplia o acesso dos bancos aos cadastros positivos de crédito e propõe a adesão automática de consumidores e empresas. O instrumento, criado em 2011 e hoje utilizado de forma optativa por mais de 10 milhões de consumidores, tem o intuito de auxiliar na análise de risco de crédito e propiciar condições de financiamento ou empréstimo mais vantajosas aos bons pagadores. O projeto, agora, seguirá para sanção presidencial.

Caso aprovada, a nova Lei incentivará a negociação de dívidas, uma vez que o bom histórico de adimplência – confirmado pelo cadastro positivo – viabilizará o acesso à melhores taxas de juros e linhas de crédito. Será uma excelente oportunidade para que os credores retomem a cobrança de valores dispersos no mercado em desfavor daqueles inadimplentes que almejarem o cadastro positivo.

A equipe de Recuperação de Créditos/Cobrança do Chenut Oliveira Santiago Advogados encontra-se à disposição para auxiliá-lo no que for necessário em relação a esse assunto.