INPI faz acordo com europeus para facilitar o registro de patentes no exterior.

  • - 04 julho, 2012 - Notícias

INPI faz acordo com europeus para facilitar o registro de patentes no exterior.

Fernando Di Sabatino (Advogado da Equipe de Consultoria Empresarial)

Foi firmado um acordo entre o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e o EPO (Escritório Europeu de Patentes), visando a incentivar o registro de patentes brasileiras no mercado europeu e vice-versa. Nos termos do acordo, a agência européia concederá acesso às empresas brasileiras ao seu moderno sistema de registros, que permite a consulta aos bancos de dados e cadastro eletrônico de patentes. A cooperação provê ainda um serviço de tradução português-inglês automática, facilitando, assim, a disponibilização completa de documentos.

O presidente do INPI, Jorge Ávila, estima que, com o acordo, o registro internacional de patentes será ainda maior do que os 8,9% registrados em 2011. Segundo Ávila, o Brasil apresenta um grande potencial criador, mas ainda protege pouco seus produtos no mercado exterior. A parceria entre Brasil e Europa, no tocante ao registro de patentes, é de longa data. O próprio sistema atual de registro deve grande parte de sua eficácia à contribuição técnica do EPO.

A equipe de consultoria do Chenut Oliveira Santiago está disponível para maiores informações e para assessorar sua empresa no registro internacional de patentes.