MERCADO LIVRE atinge 98,9% de “desjudicialização” por meio da resolução de conflitos

  • 05 junho, 2019 - Notícias

Grandes empresas já estão notando os benefícios de aderir aos métodos alternativos de resolução de disputas. Além de diminuir despesas com demandas judiciais e indenizações, e de uma maior celeridade na resolução dos problemas, as empresas que adotam meios extrajudiciais de solução de conflitos também destacam a fidelização dos clientes como um fator muito positivo.

Recentemente, Ricardo Marques, gerente jurídico sênior do Mercado Livre, revelou que a empresa atingiu o nível de 98,9% de “desjudicilização” de conflitos através de métodos extrajudiciais de negociação. Embora Marques não tenha informado quantas transações deram errado, apenas em 2018 337 milhões de produtos foram vendidos através do Mercado Livre.

A empresa também adota a política de acordos em casos que avançaram para a esfera judicial e aponta os resultados assertivos obtidos. “Mais de 1.800 processos foram extintos, levando a uma economia de cerca de 2 milhões de reais”, diz Marques.

Não restam dúvidas de que a mediação e a conciliação, além de não inviabilizarem o acesso à justiça, podem trazer ótimos resultados para as empresas.

A propósito, no dia 27/06, realizaremos em Belo Horizonte a palestra ‘RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO – Estratégias para mitigar a inadimplência de clientes públicos e privados’ – uma ótima oportunidade para conhecer novas técnicas de negociação com empresas inadimplentes.

O Chenut Oliveira Santiago Advogados possui ampla expertise na condução de negociações extrajudiciais visando a solução de conflitos e está à disposição para auxiliá-los no que for necessário quanto a esse tema.

Fonte: Startse.com